A Logística da Copa Do Mundo

13/06/2010 at 9:54 pm Deixe um comentário

A Copa do Mundo, assim como todos os grandes eventos esportivos para serem bem sucedidos necessitam de uma longa e precisa preparação. Por isso, exige um projeto logístico de grande escala, sendo necessário, fazer uma avaliação das necessidades inerentes ao evento e assim obter soluções, essas necessidades envolve atividades de integração, segurança, limpeza, comunicação, entre outros.

Os objetivos principais da logística no planejamento de um campeonato mundial são:

– Criar um ambiente seguro para os atletas, espectadores e trabalhadores deste evento.

– Criar uma experiência positiva e agradável para todos.

 Apesar de estas idéias parecerem básicas, não são necessariamente fáceis de cumprir. O fato de estarem dependentes de vários fatores, tais como voluntários (sem conhecimentos e competências) que oferecem os seus serviços, das várias empresas que criam uma dificuldade de gestão devido à agenda de cada uma e das limitações físicas dos estádios onde e realizam os jogos.

Outros fatos e talvez o mais importante de todos seja o tempo. À medida que a data do evento se aproxima, mais prioritárias se tornam as necessidades, criando stress e desgaste físico para todos os responsáveis e trabalhadores que correm intensivamente contra o tempo.

Para uma boa solução contra estes fatores são criados planos estratégicos organizacionais pela parte da logística, que definem prioridades e necessidades organizando e distribuindo tarefas pelos funcionários de modo a conseguir criar um equilíbrio entre os mesmos, para que possa estar tudo devidamente preparado para o início do evento.

Para que se obtenha os melhores resultados, as necessidades são divididas por categorias e são criados departamentos, cada um responsável por diversas necessidades.

Dessa forma, a Logística Esportiva, tem como principal objetivo fazer toda a preparação do evento e garantir uma eficaz gestão de recursos, equipamentos e informações entre os vários departamentos de modo a fazê-los funcionar em conjunto e ter tudo a postos no momento que o espetáculo inicia, onde alguns dos jogadores mais bem pagos do mundo são as estrelas, e os jogos são transmitidos ao vivo para milhões de pessoas no mundo inteiro.

As necessidades são as mais diversas desde acomodações para atletas e Staff, equipamentos e muito pessoal de apoio.  Tudo deverá ser bem planejado.

Para a Copa do Mundo de 2010, a África do Sul realizou um investimento de cerca de R$ 250 milhões para contratação e treinamento de milhares de agentes de segurança. Além de buscar ajuda de países que organizaram as últimas Copas do Mundo.

O planejamento anterior ao início dos jogos também se preocupa com os acessos e transportes.

É preciso haver infra-estrutura de transporte entre as cidades dos jogos e dentro das próprias cidades, com ônibus, metrôs, trens, aeroportos e um serviço eficiente e oferecido em vários idiomas.

Tecnologia e estrutura também devem ser oferecidas à mídia que cobre o evento.

Novamente para a Copa do Mundo de 2010, estima-se que 300 emissoras de televisão estarão presentes no local com mais de 26 mil jornalistas presentes.

O alojamento é outra questão primordial. Os hotéis onde as equipes querem se hospedar recebem melhorias e reformas contando com a vinda das seleções, e a FIFA se encarrega do pagamento.

Além dos atletas, cada seleção leva também uma grande equipe de apoio, por exemplo a comissão técnica permanente da Seleção Brasileira é composta por 15 pessoas.

Imagine ter que realizar as necessidades para 32 seleções participantes da Copa, realmente é um desafio logístico enorme.

Fonte: Pacer Logística

Entry filed under: Logística. Tags: .

Prevenção de perdas: eu preciso de inventário terceirizado? Inteligência Logística: um diferencial competitivo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTATOS

TELEFONES:
11 2446-2565

EMAILS
jove@jovelogistica.com.br

Siga a Jove no Twitter

Mês

Visitantes

  • 194,210

Páginas


%d blogueiros gostam disto: