Da Logística ao SCM (Supply Chain Management)

07/08/2010 at 7:00 am Deixe um comentário

            O conceito de logística surgiu nos anos 40 durante a segunda guerra mundial, e foi inicialmente utilizado militarmente pelas tropas norte americanas em suas estratégias de guerra. Consistia em um modelo de organização e coordenação de todo o processo de movimentação, aquisição e fornecimento de materiais, armas, munição, deslocamento de tropas, etc.

             No mundo dos negócios ela foi utilizada com os mesmos objetivos, mas ao invés de artefatos bélicos o foco de atuação eram os produtos acabados e serviços das empresas.

           O termo logística vem sendo utilizado como o que se conhecia anteriormente como gestão da distribuição física, onde o enfoque principal é o fluxo de materiais e informação na distribuição física dos produtos acabados. Algumas autoridades na definição de logística incluem compras, movimentação de materiais, armazenagem e gestão de estoques, atribuindo assim à logística a funções desempenhadas pela gestão de materiais enfocando as atividades de manufatura da empresa.

         São poucos os materiais disponíveis que tratam de logística, principalmente em relação a autores que desvinculam as questões de distribuição física das atividades de manufatura e estoques. A logística na verdade é responsável pelos processos e fluxos de mercadorias e informação desde a fonte fornecedora até o consumidor final, caracterizando assim como logística integrada.

           Alguns autores definem a logística como sendo responsável por toda movimentação de materiais, no ambiente interno e externo da empresa desde a chegada de matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Já outros apresentam a logística como uma função de Marketing atrelada ao serviço de distribuição com foco no cliente e no mercado consumidor, denominando assim logística empresarial.

          São vários os conceitos de logística, uns mais abrangentes outros mais específicos, mas o conceito que vem se destacando nos últimos anos e é mais amplo, mais ambicioso e estrategicamente mais significativo é o SCM do inglês supply chain management ou gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Por Ricardo Carmelito

Entry filed under: Logística. Tags: .

Visão estratégica aliada a logística, um pacto de sucesso Segurança é tudo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTATOS

TELEFONES:
11 2446-2565

EMAILS
jove@jovelogistica.com.br

Siga a Jove no Twitter

Mês

Visitantes

  • 194,210

Páginas


%d blogueiros gostam disto: