A Importância do Supply Chain Management – SCM

18/10/2010 at 3:00 am Deixe um comentário

Entre as décadas de 1980 e 2000 ocorreram grandes transformações nos conceitos gerenciais, com destaque a função de operação. Com a chegada da qualidade total nas empresas e seus programas de engenharia, veio também um avanço no que diz respeito a qualidade e a produtividade das empresas.

Entre as décadas de 1980 e 2000 ocorreram grandes transformações nos conceitos gerenciais, com destaque a função de operação. Com a chegada da qualidade total nas empresas e seus programas de engenharia, veio também um avanço no que diz respeito a qualidade e a produtividade das empresas.Assim, apareceram dois conceitos em relação a produção que vem sendo utilizado pelas empresas com bastante intensidade.

O primeiro deles trata-se da logística integrada que despontou por volta de 1980 e ganhou velocidade e crescimento ao longo dos anos sendo puxada pela revolução tecnológica e pelo aumento do nível de exigências de desempenho em termos de distribuição e qualidade.

O segundo conceito é o Supply Chain Management – SCM, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – GCS, que começou a se desenvolver por volta de 1990, no entanto, ainda hoje são poucas as empresas que conseguiram evoluir e implementar de forma completa e com sucesso. Em termos acadêmicos é um tema ainda em desenvolvimento, apesar de encontrar muitos artigos sobre o tema.

Conforme Pires (1998), essa nova abordagem tem trazido enormes benefícios para as empresas de diversos setores, principalmente para a automobilística. A indústria automobilística tem servido como setor de impulsão nas questões relacionadas à administração da produção e à gestão da cadeia de suprimentos, com destaque para a produção enxuta.

Para entender melhor o SCM, é preciso entender o que é um canal de distribuição e quais suas funções. Primeiramente o canal de distribuição ganhou bastante ênfase tendo sua utilização dentro do marketing, sendo uma ferramenta de eficiência, podendo ser estratégica, na comercialização e distribuição de produtos e serviços. Com o passar dos anos esse canal de distribuição foi se tornando mais complexo ao mesmo tempo em que seu controle diminuía. Diante do surgimento de complexidades e do ambiente cada vez mais competitivo e exigente, o SCM surgiu para atuar de forma sistêmica e abrangente em toda a cadeia empresarial.

Lambert e Cooper (2000), definem a SCM ou GCS como sendo a integração de processos de um negocio, tendo como ponto de partida o consumidor final até os fornecedores iniciais da cadeia desses produtos, informações e serviços, sendo que acrescentem valor para o comprador.

Dentro desse ambiente de mudanças e de competição, segundo Christopher (1997), tem ocorrido uma transformação dentro desse ambiente competitivo, de maneira que a competição passou a acontecer não mais entre empresas de forma isolada e sim entre cadeias inteiras. Isso levou a integração de setores dentro e fora das empresas.

Nesse sentido, em conseqüência da integração de vários setores, dentro e fora das empresas, para Pires (2004); Cooper, Lambert e Pagh (1997), entende-se que as empresas devem estar dispostas a cooperar, para que haja um fluxo de produtos e de informações de forma eficiente.

Na linha de cooperação, verifica-se um crescimento de parcerias estratégicas, muitas vezes em forma de alianças, entre empresas dos mais diferentes ramos de atividade. Para Pires (1998), as empresas precisam esquecer a antiga forma de fazer negócios, onde havia uma simples ligação de compra e venda sem nenhuma colaboração entre as empresas e praticar um relacionamento mais cooperativo e estável com seus fornecedores.

Segundo Cooper, Lambert e Pagh (1997), essa é a diferença entre SCM e a logística integrada. Em outras palavras, a diferença está no relacionamento entre empresas e fornecedores e nas alianças e parcerias formadas entre empresas.

Por Márcio Elídio Campi

Entry filed under: Logística. Tags: , , , .

Gerenciamento de Riscos LOGÍSTICA COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE – Parte 1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTATOS

TELEFONES:
11 2446-2565

EMAILS
jove@jovelogistica.com.br

Siga a Jove no Twitter

Mês

Visitantes

  • 194,210

Páginas


%d blogueiros gostam disto: