Como entrar na área logística e o que as empresas esperam desses profissionais

09/02/2010 at 4:00 pm 13 comentários

Marcos Antonio, um dos leitores do nosso blog, perguntou sobre como “entrar na área de logística e o que as empresas esperam desses profissionais”. Esta é  uma questão complexa que pode variar do tipo de empresa, onde a mesma se localiza e em que função se queira atuar. Porém, existem alguns requisitos em comum que devem ser seguidos e que apresentarei a seguir baseado em uma apresentação realizada por mim, em 2009, na University of Coventry (Inglaterra) com o título “What are the key elements that should be included in a logistics curriculum to give students the best chance of employment in 21st century?”. Também aproveitarei minha experiência como profissional na área de Supply Chain, no Brasil e no exterior, e orientador no curso de MSc in Supply Engineering & Logistics na Warwick University (Inglaterra) para transmitir minha visão e meus conhecimentos sobre o que se espera de profissionais de Supply Chain.

O primeiro ponto a considerar é que apesar da logística sempre ter existido, esta é uma área que foi realçada a novo patamar somente recentemente. Não existiam cursos universitários ou pós-graduação focados a formar e aperfeiçoar profissionais de logística e supply chain. Por isto, assim como na área de TI (Tecnologia da Informação), muitos profissionais de supply chain de hoje não tem uma formação (graduação) formal em uma área ligada a logística e SC, sendo muitas vezes profissionais realocados de outras áreas. Estes profissionais, porém, prestaram e ainda prestam um grande trabalho para o desenvolvimento da logística e da SC.

Porém, em um novo ambiente profissional, com a logística e supply chain ganhando cada vez mais destaque nas empresas como uma área estratégica, é fundamental que o futuro profissional se qualifique adequadamente.

Primeiramente, deve-se considerar fazer um curso de graduação na qual possa-se desenvolver as seguintes áreas:

  • Conceitos fundamentais de estatística e matemática. Estes conceitos são importantes para que o futuro profissional possa entender conceitos básicos de finanças e economia;
  • Conceitos de finanças e economia são importantes para que o futuro profissional possa desenvolver planos de negócios e verificar viabilidade de projetos, tais como contratar 3PL, em renegociação de fretes ou em troca de fornecedores;
  • Conceitos de pesquisa operacional, modelagem matemática e de solução ótima para problemas complexos devem ser desenvolvidos. Em conjunto com ferramentas, tais como, teoria dos jogos, teoria das filas e simulação, estes conceitos são importantes para o estudo da supply chain e soluções de problemas; e
  • Conceitos de logística e supply chain. O futuro profissional deve entender que logística não é simplesmente transporte. O cenário mudou e os cursos na área de logística aumentaram significativamente, proporcionando maiores oportunidades para aqueles que desejam ingressar ou se aperfeiçoar na área. No contexto logístico, o planejamento é fundamental e o gerenciamento do fluxo de informações é parte integrante do processo. A importância do gerenciamento da informação na cadeia de suprimentos foi descrita por mim em meu artigo publicado em 2009, The New Supply Chain’s Frontier: Information Management [1]. Não menos importante é um completo entendimento do que vem a ser Supply Chain e sua relação com logística. É importante entender que Supply Chain não é um novo nome para logística, mas sim sua evolução. Paul D Larson, da University of Minatoba, e mais dois  autores publicaram um excelente artigo Perspectives on Logistics Vs. SCM: A Survey of SCM Professionals [2], justamente descrevendo a visão moderna dos profissionais de SCM sobre os conceitos de logística e SC.

Contudo, um profissional de SC usualmente interage com pessoas de diferente background, diferentes níveis e culturas, pois há contato com profissionais  de outras empresas, fornecedores e clientes ou até países. Desta forma, o profissional deve estar capacitado a administrar conflitos e ter relação harmônica com outros profissionais que eventualmente não compartilham da mesma visão que a sua.

Finalmente, o profissional moderno de SC deve estar antenado com a tendência e os conceitos da utilização intensiva de TI (Tecnologia da Informação) nas operações de SC. Desta maneira, o profissional de SC deve entender como a TI pode ser aplicada na SC e como as novas tecnologias de hardware e software podem colaborar para uma operação mais eficiente e eficaz. Em 2009 escrevi um artigo, SD-DES Model New Aproach for Implement an e-Supply Chain [3], que foca exatamente a importância crescente da TI na SC.

É importante salientar que não se consegue por meio de curso de graduação ter uma dimensão completa do que é logística e supply chain e de todos os requisitos abordados anteriormente. Por isto, é importante se capacitar continuamente fazendo cursos que desenvolva todo o seu potencial e o ajude a ter novas ideias que podem ser aplicadas em sua empresa. Nestes cursos, você poderá ampliar seu conhecimento, seus contatos com profissionais da área, trocando experiências e reforçando sua base de relacionamento.

Jorge Veríssimo Pereira, diretor da Jove Logística, professor e orientador universitário no Brasil e Exterior. Doutorado (PhD) em Technology  System – Engenharia pela University of Warwick, Inglaterra, Mestrado em Engenharia de Transportes e Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da USP.

[1] http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2009.02.001

[2] http://w3.gazi.edu.tr/~erguner/403_konular/konu1.pdf

[3]http://www.emeraldinsight.com/Insight/viewContentItem.do?contentType=Article&contentId=1796016

Entry filed under: Logística. Tags: , , , , , , .

Nova enquete no ar Melhoria de Produtividade através da Redução de Custos

13 Comentários Add your own

  • 1. Marcos Antonio  |  22/01/2010 às 4:18 pm

    Jorge, primeiramente quero agradecer por atender ao meu pedido e escrever sobre esse tema. Não encontrava nada atualizado em lugar algum que falasse sobre como entrar na área de logística e o que as empresas esperam desses profissionais. Com certeza esse artigo vai ajudar bastante no grande caminho que tenho a percorrer para alcançar a tão sonhada vaga na área. Algumas coisas citadas no artigo eu ja venho fazendo, mas, preciso fazer mais. Sou Tecnólogo em logística(curso superior de 2 anos) e posso dizer que nesse curso aprendi o suficiente para quem não sabia nada a respeito da logística. Estou sempre em busca de muito conhecimento e procuro me manter atualizado. Uma hora surge algo. Vou ler os artigos que você citou. Vou divulgar também o artigo do blog para amigos e pessoas da área.
    Obrigado!
    Ps: enviei meu e-mail via DM pelo twitter no dia 14/01 conforme foi solicitado.
    grato

    Responder
  • 2. marcos paulo  |  06/03/2010 às 8:57 pm

    Como tecnologo em logistica eu posso fazer o curso em engenharia de transportes.

    Responder
  • 3. Roberto  |  14/04/2010 às 2:42 am

    Caro Jorge,

    Trabalho na área de logistoca e gostaria de cursar um mestrado no Reino Unido. Nas minhas recentes pesquisas algumas universidades foram citadas como “as melhores” na especialização em Logistics and Supply Chain Manegement: Crainfield, Cardiff, Warwick, City, Westminster, Plymouth, Glamorgan, entre outras.
    Afinal, qual é a melhor universidade? Tenho preferência por morar em Londres, mas a maioria dos cursos nesta área são em outras cidades. Por favor comente sobre o assunto.

    Responder
    • 4. Jove Logistica  |  14/04/2010 às 6:46 pm

      Roberto,

      Destas universidades que voce citou, a Crainfield, que fica em Cardiff, e a Warwick University sao de boa reputacao internacional. No caso de Warwick voce deve aplicar para o departamento WMG (Warwick manufacturing Group) que tem um conceituado programa de Supply Engineering & Logistics. As outras nao tem muita reputacao. Lembre-se que morar em Londres tambem eh significativamente mais caro e que o processo seletivo ja se iniciou.

      Jorge

      Responder
  • 5. liliana da silva pereira  |  19/04/2010 às 6:23 pm

    gostaria de saber mais sobre esse curso de logistica

    Responder
  • 6. Guilherme Façanha  |  07/06/2010 às 3:00 am

    Jorge,
    Você comentou sobre uma especialização a fim de se aprofundar na área de atuação. Trabalho a 4 anos na área de Customer Service & Logistic, e gostaria de ouvir sua opinião sobre os cursos Logística e Distribuição da FIA, Logística Empresarial da Fundação Vanzolini e Logística Empresarial da FGV, é possível avaliar qual se aprofunda mais nessa área?

    Responder
    • 7. Jove Logistica  |  07/06/2010 às 2:50 pm

      Conheço os professores da Fia (FEA-USP) e Vanzolini (Poli-USP). Ambos possuem bons profissionais. Com relação à profundidade do curso dado não saberia te falar.

      Responder
  • 8. Marcel  |  22/07/2010 às 7:18 pm

    Caro jorge,

    Sei que as melhores universidades no ramo sao as Cranfield, Cardiff e Warwick, mas, os seus valores estao fora da minha realidade. Alem disso, decidi estudar em Londres, ja que estou morando aqui a 9 meses e uma mudanca de cidade agora seria bastante complicada pra mim. Aqui em Londres tem a Westminster e a Kingston com cursos na area. Pelo que pesquisei a de Westminster seria mais bem conceituada. Voce teria algum comentario a fazer sobre estas duas?

    Apos ver o seu historico academico, gostaria de saber a sua opiniao sobre uma trajetoria inversa a sua: um profissional da area de administracao (se especializando em Logistica) mas com interersse de seguir para a area de Engenharia Naval. Sei que esta e’ um tipo de pergunta que passa por questoes pessoais mas gostaria realmente de ouvir o comentario de alguem que ja vivenciou as duas areas. Se voce preferir e achar mais conveniente um contato por email, o meu e’ marcelbahiense@hotmail.com. Agradeco antecipadamente pela sua atencao e realmente espero um comentario seu sobre esta segunda questao pois se trata de um grande sonho pessoal.

    Grato,

    Marcel

    Responder
  • 9. ronnie christian pereira da slva  |  02/12/2010 às 12:31 am

    gostaria de saber mais informações sobre o curso de tecnologo em logistica.aqui em maceió alagoas tem esse curso na faculdade de tecnologia de alagoas qual a nota que voçê da a essa faculdade nessa área?

    Responder
  • 10. Fabiana  |  21/12/2010 às 2:03 am

    Olá, gostaria de uma orientação sobre os melhores cursos e/ou universidades na áres de logística em SP. Alguém saberia indicar? Obrigada.

    Responder
  • 11. Flávio  |  27/06/2011 às 10:54 pm

    FATEC

    Responder
  • 12. cosme  |  04/10/2011 às 2:54 am

    Ola!!!
    Apreendi muito com suas explicações.
    Mais ainda tenho dúvidas em relação a minha formação, trabalhei 5 anos em uma rede de supermercados em diversos setores inclusive em estoque e contagem e pedido de mercadoria.
    Sai desse trabalho, e dei início a um curso de auxiliar de logística no senai gosto muito do conteúdo que estou aprendendo e prevendo fazer em prevê tecnologo em logística.
    Mais ainda tenho dúvidas em relação a que áreas posso trabalhar com essas formações curriculares?
    cosmeesr@hotmail.com

    Responder
  • 13. bernadete d asilva f. dias  |  22/01/2013 às 6:41 pm

    meu filho esta pensando em cursar logistica,mas penso que ele poderia iniciar, fazendo um curso tecnico, sera que é viavel.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTATOS

TELEFONES:
11 2446-2565

EMAILS
jove@jovelogistica.com.br

Siga a Jove no Twitter

Mês

Visitantes

  • 194,210

Páginas


%d blogueiros gostam disto: